Apresentação

O 1º Congresso Transdisciplinar Portugal- Brasil sobre o bebé, surge na sequência de seminários similares que têm sido realizados, tanto em França como no Brasil, em que especialistas de diferentes formações e áreas científicas se têm encontrado para partilhar os seus trabalhos sobre o desenvolvimento precoce.

Os azulejos das salas de aula da Universidade de Évora sugerem-nos como os bebés são competentes, atentos e curiosos, “pequenos cientistas” na descoberta do mundo e agindo sobre ele. Esse é a perspectiva deste Congresso, promovido pela Universidade de Évora em colaboração com o Instituto Langage, de São Paulo e a colaboração de um conjunto largo de instituições de ambos os países.

Um conjunto vasto de oradores convidados, de França, Marrocos, Brasil e Portugal irão ajudar a olhar para o desenvolvimento do bebé, quer quando tudo parece correr bem, quer quando sobre ele paira uma ameaça. Os investigadores e profissionais que trabalham neste domínio são também convidados a vir apresentar os seus trabalhos, numa perspectiva de diálogo e partilha de conhecimento transdisciplinar.